Tomas De Aquino
Em l244, contra a vontade da família, veste o hábito dos Dominicanos, renunciando a todos os seus bens e títulos. Neste mesmo ano, vai com seu mestre Alberto Magno, da mesma Ordem, para Paris onde moram no convento Saint Jacques.
Depois vão para Colômbia, onde havia sido fundado um ?studium generale?, e Alberto fica como Regente e Tomás como leitor. A permanência de quatro anos aí lhe permite
escrever suas primeiras obras: De ente et essentia e De princípios naturae.
Em 1251, encontra-se novamente em Paris, onde explica as ?Sentenças?, fundamentais na época e cujas as lições redigidas constituem os Comentários às Sentenças de Pedro Lombardo. Seis anos depois recebe o título de Mestre.
Em 1259 leciona em Anagni; em 1261 Orviedo; em 1265 Roma e 1267 Viterbo.
Em 1265 começa a redação da sua grande obra Summa Theologica .
Em 1269 regressa a Paris para assumir as funções de Regente. Escreve então, entre outras obras: De Virtutibus; Comentários ao Evangelho de São João; Comentários de Epistola de São Paulo; De unitate intellectus; De aeternitate mundi; Quaestiones Disputatae; e Quaestiones Quodlibetales.
Em 1273 leciona Teologia em Nápoles a pedido do rei das Duas-Sicilias. Continua a redação da sua obra começada em 1265 e cuja a terceira parte ficou inacabada, e publica: Parva Naturalia; De memória et reminiscentia.
Em 1274 viajando para tomar parte no Concílio de Lião , por ordem de Gregório X, faleceu no Mosteiro de Fossanova, entre Nápoles e Roma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário